Amo tomates. De tudo o que planto em minha horta, o tomate faço com certa insistência. E não é tão  fácil, uma vez que não utilizo pesticidas ou coisas parecidas. O que tenho colhido com bastante frequência e intensidade tem sido um tipo de tomatinho cereja, mais comprido e bastante resistente. Cada pé produz mais de 300 tomatinhos…

Para mim, qualquer receita que leva tomates já tem tudo para dar certo. E por gostar tanto, vivo testando, reinventando, experimentando receitas com tomates. Para minha sorte, eis que um macarrãoinho com molho de tomate é uma das comidas preferidas da Carol. Mas precisei fazer vários testes para chegar  a perfeição (para ela, claro). Trata-se de uma receita bem leve e… que leva cenouras!

Super simples, rápido e muito saboroso, aqui vai a receita:

4 tomates maduros sem pele e sem sementes, picados (tenho substituído, com bastante eficiência, por uma lata de tomates sem pele);

2 cenouras médias passadas no processador (ou raladas bem fininho);

1 cebola média (também passada no processador ou ralada);

1 dente de alho espremido;

Azeite para refogar;

Sal a gosto;

Caldo de carne a gosto;

Pitada de noz moscada;

Folhas de manjericão a gosto.

Refoga-se a cenoura com a cebola no azeite ate ficarem bem macias (como um purê). Junta o tomate picado, o caldo de carne (ou um pouco de água quem não quiser usar o caldo de carne) e os temperos. Cozinha por meia hora em fogo baixo, mexendo de vez em quando e cuidando para que não seque.

  

Rápido, não é mesmo?

Anúncios